quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Alpino Fast x Prosumers

Os blogs se tornaram mais que meros diários, hoje em dia eles são cada vez mais sérios em seu conteúdo e a sociedade em geral os tem tratado com maior respeito. Os blogs têm se destacado como um espaço de protestos e denúncias de uma nova classe de consumidores, que não só consomem, mas produzem seu próprio conteúdo (prosumers), não ficam calados e denunciam as irregularidades de serviços, produtos e etc.
Um belo exemplo disso é o Blog Coma Com os Olhos, este denuncia as grandes mentiras que a indústria de alimentos “nos faz engolir a seco”. Um dos cases mais expressivos do Coma Com Os Olhos foi o do Alpino Fast (Nestlé). A Nestlé estava vendendo um achocolatado que usava o nome e até a identidade visual do chocolate Alpino, mas na verdade esse novo produto não continha o Alpino em seu conteúdo.
Com mais de 100.000 visitas únicas, 200.000 pageviews, mais de 1.000 retuítes e menção em incontáveis meios de comunicação, a Nestlé se viu impelida pela opinião dos consumidores a dar uma resposta no Coma Com os Olhos, mas o feedback deles não foi o esperado pela Nestlé. As críticas continuaram, e por meio de um juiz que soube da situação pelo Twitter, o caso chegou ao Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro e o mesmo entrou com uma ação civil pública propondo a proibição da venda da bebida láctea. Da mesma forma, a PROTESTE e a ANVISA também deram entrada na justiça para que a venda e publicidade fossem vetadas sob pena de multas milionárias, tudo por causa de um consumidor descontente que postou em seu blog sua insatisfação.
Agora ficamos com esses questionamentos: Qual o segredo da eficácia das denúncias em Blogs e por que será que os outros meios de comunicação não são tão eficazes?

Post escrito pelo publiciberiano Wellington Filho (P4 - Noturno)

3 comentários:

Unknown disse...

Infelizmente, nós, publicitário, temos certa parcela de culpa pela não eficácia das mídias de massa em relação à denúncias como esta wellington... Como os veículos vão "meter o pau" em um de seus principais anunciantes, a Nestlé? Só se no lugar de "Não contém chocolate Alpino" tivesse: "Contém Mercúrio com alto teor Cancerígeno"...

Não que esteja minimizando a falha que é o "Alino fast sem Alpino"... mas o buraco teria que ser bem fundo para a mídia de massa se mobilizar. Mas é para essas horas que existe essa comunicação descentraliza e desvinculada de interesse (alguns, óbvio), proporcionada pelso blogs... Como o nosso! Bom, até o dia em que a nestlé nos fizer uma proposta irrecusável. #ficaadica ! ehehehehe

Geovanna Ádya disse...

Esse case me faz pensar na palestra realizada no Intercom Regional Nordeste 2010, onde foi dito que o Blog era uma ferramenta que começava a cair em desuso. Com exemplos de força virtual e consequentemente real e popular que essa ferramenta apresenta em casos como o do "Alpino Fast", a mim parece impossível conceber essa afirmação.

Fla Luna disse...

Sempre vamos ouvir diagnósticos deste tipo, Geovanna. Um meio subtituindo o outro, um só podendo existir em detrimento do outro. Acho um argumento bobo e falho.
Cada mídia tem seu uso e, talvez, por isso, a TV não pode cumprir as funções do blog. Uma denúncia na Tv tem grande repercussão, mas pouca ou nenhuma possibilidade de resposta do telespectador/consumidor como na Internet. O que for agendado pela Tv será comentado, discutido e terá eficácia, mas ela não pode comprometer o seu modelo de negócio...alguém tem que pagar a conta!

Postar um comentário